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Ensino Remoto Emergencial (ERE) – Biologia

Prezados alunas/os,

aqui colocamos várias informações sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE).

1-) Acessem a Resolução 59/2020 que regulamenta essas atividades na UFPR.

2-) Elaboramos um tutorial para que regularizem o e-mail institucional (o e-mail da UFPR). Ele será importante durante esse período. Alguns professores usarão a plataforma Teams e a comunicação pelo canal oficial da UFPR é primordial.

3-) Por enquanto, as matrículas continuarão no Portal do Aluno. Acesse essa página com o tutorial.

4-)Disciplinas ofertadas durante o período especial, acesse AQUI.

Obs.: Os ciclos e as disciplinas obrigatórias estão diferentes abas na planilha.

5-) Para acessar cronogramas e planos de ensino das disciplinas, acesse AQUI.

6-) Regulamento de estágio e TCC – Período Especial AQUI  – NOVO

Obs.: atentar-se para o cumprimento dos pré-requisitos, pois a Coordenação irá verificar caso por caso e poderá indeferir o processo.

Outras informações

Atentem-se para o cronograma das atividades síncronas. Havendo sobreposição de horários de atividades síncronas, o sistema acusará e não processará a matrícula (Art. 21,§6º).

Não haverá ajuste de matrícula (Art. 21, §8º), ou seja, não há possibilidade de quebra de pré-requisito ou outras correções após solicitações.

Não haverá matrículas em disciplinas eletivas (Art. 21, §9º).

Após a confirmação da matrícula, vocês deverão, por e-mail, entrar em contato com o professor responsável  pela disciplina em até três dias após início da disciplina (Artigo 23 da Resolução CEPE 59/2020). Os e-mails dos professores estão na planilha divulgada.

Sobre o limite de carga horária durante o período especial, ler Artigo 21 da Resolução CEPE 59/2020.

Sobre cancelamento de matrículas, ler Artigo 24 da Resolução CEPE 59/2020.

Perguntas frequentes

  1. Qual o prazo do período especial e como serão dividios os ciclos de ofertas das disciplinas? Os ciclos tem prazo para encerramento, ou todos se encerram juntos?

O prazo do período especial para o 1º semestre levo de 2020 fica estabelecido para todos os cursos de educação superior, profissional e tecnológica da UFPR, entre 29/06/2020 e 26/09/2020, podendo ser prorrogado.

Os ciclos estipulam o início da disciplina. As disciplinas podem encerrar em diferentes datas, isso fica a critério do professor e já está disponível para os alunos na planilha divulgada pela Coordenação do Curso. A única obrigatoriedade é que o professor encerre a disciplina antes do fim do período especial.

  1. As matrículas que foram feitas no começo do semestre vão ser canceladas?

Não. As matrículas já realizadas pelas/pelos estudantes nas turmas das disciplinas e unidades curriculares ofertadas para o período regular do 1º semestre de 2020 não serão afetadas pela oferta de novas turmas das mesmas disciplinas e unidades curriculares no período especial (Art. 5º).

  1. Visto que não tem muitas vagas, qual o critério das matrículas?

O critério de seleção será o mesmo do Art. 49 da Resolução CEPE 37/97: 1-) alunos periodizados; 2-) os que estiverem em situação de jubilamento; 3-) desperiodizados por reprovação exclusivamente por nota e 4-) GRR mais antigo.

  1. As 180 horas são para todos os ciclos ou cada ciclo terá 180hrs?

Todo o ciclo e incluem apenas para as disciplinas obrigatórias. No entanto, o limite de todas as disciplinas não pode exceder as 450h, carga horária máxima de matrículas para um semestre curso. Ou seja, obrigatórias + optativas + TCC + estágio devem estar abaixo das 450h durante o período especial.

  1. Ao encerrar uma disciplina do período especial a carga horária disponível para matrícula, nos ciclos seguintes, volta ao limite total de 180h para os cursos de 15 semanas?

Não.

  1. Independente se a disciplina for ofertada no ciclo 3 tem que fazer a matrícula já semana que vem?

Não. Você deve se matricular no período de solicitação específico do ciclo.

  1. Caso eu curse uma matéria no período remoto, já estando matriculada no período normal, o sistema já vai validar e cancelar minha matrícula?

Sim, será validado. No retorno do calendário, haverá um período para ajuste de matrícula e você poderá solicitar o cancelamento da matrícula.

  1. Em relação a quem tem TCC e estágio, não poderá se matricular devido ao excesso de carga horária?

Nas 180h, não serão computadas a carga horária das disciplinas optativas, de estágio e de trabalho de conclusão de curso. No entanto, o limite de todas as disciplinas não pode exceder as 450h, carga horária máxima de matrículas para um semestre curso. Ou seja, obrigatórias + optativas + TCC + estágio devem estar abaixo das 450h durante o período especial.

  1. Como faço pra me matricular em estágio e TCC?

A COE e a Coordenação do Curso estão aguardando as orientações da PROGRAD.

  1. Sobre as matérias optativas, na resolução fala que não será computada, o que quer dizer?

Não serão computadas nas 180h permitidas para matrícula durante o período especial. No entanto, o limite de todas as disciplinas não pode exceder as 450h, carga horária máxima de matrículas para um semestre curso. Ou seja, obrigatórias + optativas + TCC + estágio devem estar abaixo das 450h durante o período especial.

  1. Então se formos cursar uma matéria que estamos matriculados no semestre normal, não há necessidade de cancelar a matrícula já?

Não há necessidade. Isso será feito no retorno do calendário acadêmico.

  1. As disciplinas da licenciatura são anuais. O sistema vai priorizar, mesmo nesse caso, apenas quem segue a grade de maneira certa da licenciatura?

O critério de seleção será o mesmo do Art. 49 da Resolução CEPE 37/97: 1-) alunos periodizados; 2-) os que estiverem em situação de jubilamento; 3-) desperiodizados por reprovação exclusivamente por nota e 4-) GRR mais antigo.

  1. Se um aluno se matriculou na disciplina optativa X no período regular, mas faz a optativa Y no período especial, tendo as duas disciplinas a mesma carga horária, depois quando o calendário voltar, é possível cancelar a disciplina X?

Sim, é possível. Caso o aluno complete o número necessário de disciplinas optativas durante o período especial, ele poderá cancelar a matrícula no retorno do calendário acadêmico.

  1. As matrículas vão ser feitas por onde?

Via Portal do Aluno.

  1. Caso eu faça uma matéria no período especial e seja aprovada, quando voltar posso colocar outra matéria no horário dessa realizada no período especial? E se reprovo nesta matéria eu perco a vaga no período regular?

Caso você seja aprovada na disciplina, você solicita o cancelamento da matrícula no retorno do calendário acadêmico. Caso você seja reprovada, você não perderá sua vaga. As matrículas já realizadas pelas/pelos estudantes nas turmas das disciplinas e unidades curriculares ofertadas para o período regular do 1º semestre levo de 2020 não serão afetadas pela oferta de novas turmas das mesmas disciplinas e unidades curriculares no período especial (Art. 5º).

  1. Como funcionará a equivalência das matérias que fizermos no período especial?

Você não precisará realizar nenhum procedimento. Isso será computado pelo sistema no seu histórico escolar.

  1. Em relação à frequência nas aulas síncronas, como vai funcionar?

A frequência não poderá ser calculada pelas atividades síncronas.

Fica estabelecido o controle de frequência somente por meio da realização, de forma assíncrona, de trabalhos e exercícios domiciliares desenvolvidos pelas/pelos estudantes (Art. 12.§1º).

  1. Caso eu não me matricule no ciclo 1 posso me matricular nos outros 2 ciclos?

Sim.

  1. Mais matérias poderão ser adicionadas? É possível que o professor aumente o número de vagas ou isso é imutável?

Outras disciplinas serão adicionadas. Não haverá aumento de vagas, porque não ocorrerá ajuste de disciplinas. Mas poderá ocorrer a reoferta de uma mesma disciplina.

  1. As aulas práticas e saída de campo terão reposição depois?

São 03 situações:

– A disciplina foi ofertada e todos os alunos matriculados em 2020-1 realizaram e foram aprovados –> o professor poderá cancelar a oferta.

–  A disciplina foi ofertada, mas nem todos os alunos matriculados em 2020-1 realizaram  e/ou foram aprovados –> o professor não poderá cancelar a oferta e haverá reposição.

– A disciplina não foi ofertada –> haverá reposição.

  1. Será possível solicitar quebra de pré-requisito para disciplinas ofertadas no período especial?

Não. Sob nenhuma hipótese haverá ajuste de matrícula (Art. 21, §8º).

  1. O que acontece se o aluno reprovar em uma disciplina do período especial?

Isso ficará registrado no histórico e ele terá que cursar a disciplina novamente.

 

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