Apresentação
O Programa de Residência em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina é uma modalidade de ensino de Pós-Graduação Lato Sensu dirigida exclusivamente a Médicos Veterinários. O programa se caracteriza pelo treinamento em serviço intensivo e supervisionado, objetivando capacitar e aprimorar o Médico Veterinário dentro de sua área de atuação para o exercÃcio da profissão, além de treinamento em educação em saúde, focando suas ações na prevenção de doenças e promoção da saúde da população.
Essa modalidade de ensino de pós-graduação, caracterizado pelo treinamento em serviço foi regulamentada pela Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005 e pela Portaria Interministerial nº 2.117, de 03 de novembro de 2005, que define diretrizes e estratégias para a implementação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).
O Programa de Residência em Medicina Veterinária Campus Palotina (PRMVCP) foi autorizada pela Comissão de Residência Multiprofissional da UFPR (COREMU/UFPR) e pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) em 2012. A duração do Programa é de dois anos, em um total de 5.760 horas de atividades (60 horas/semana), das quais 80% são práticas e 20% teóricas.
Atualmente, o Programa conta com 10 diferentes áreas da Medicina Veterinária. As atividades do Programa são organizadas em disciplinas gerais e especÃficas, de acordo com a área do conhecimento.
Para ingressar no PRMVCP – UFPR, é preciso que o candidato seja graduado em Medicina Veterinária e aprovado em processo seletivo promovido pela COREMU-UFPR. As informações relativas ao processo de seleção, matrÃcula e inÃcio do programa são publicadas em Edital pelo Núcleo de Concursos da UFPR.
Coordenação: Profª. Maristela de Cássia Seudo Lopes
Vice-coordenação: Profª. Marilene Machado Silva