Setor Palotina

Menu

EST√ĀGIOS

Sobre os Est√°gios ‚Äď Ci√™ncias Biol√≥gicas

O est√°gio √© conceituado como elemento curricular de car√°ter formador e como um ato educativo supervisionado previsto para o Curso de Ci√™ncias Biol√≥gicas. Nesse sentido, o Projeto Pedag√≥gico do Curso de Ci√™ncias Biol√≥gicas, Modalidades Bacharelado e Licenciatura, do Setor Palotina da UFPR prev√™ a realiza√ß√£o de est√°gio obrigat√≥rio e de est√°gio n√£o obrigat√≥rio, em conformidade com as diretrizes curriculares ‚Äď Lei N¬ļ 11.788/2008, Resolu√ß√£o N¬ļ 70/04-CEPE, Resolu√ß√£o N¬ļ 46/10-CEPE, Instru√ß√£o Normativa N¬ļ 01/12-CEPE¬†e Instru√ß√£o Normativa N¬ļ 02/12-CEPE.

O objetivo dos estágios (obrigatório e não-obrigatório) é de viabilizar ao aluno o aprimoramento técnico-científico na formação do Bacharel e do Licenciado em Ciências Biológicas.

O regulamento de Estágio Curricular, modalidade Bacharelado, currículo 2014: AQUI.

O regulamento de Estágio Curricular, modalidade Licenciatura, currículo 2014: AQUI.

O regulamento de Estágio Curricular, modalidade Bacharelado, currículo 2022: ANEXO III COE Bac

O regulamento de Estágio Curricular, modalidade Licenciatura, currículo 2022: ANEXO III COE Lic


Em que momento da graduação um acadêmico pode fazer o Estágio Obrigatório?

O aluno do Curso de Ci√™ncias Biol√≥gicas, Modalidade Bacharelado, dever√° realizar est√°gio obrigat√≥rio com carga hor√°ria total de 360 horas, mediante matr√≠cula nas disciplinas de Est√°gio Supervisionado em Ci√™ncias Biol√≥gicas¬†I (180h) e Est√°gio Supervisionado em Ci√™ncias Biol√≥gicas II (180h) para fins de integraliza√ß√£o curricular.¬†As disciplinas de Est√°gio Supervisionado em Ci√™ncias Biol√≥gicas I e Est√°gio Supervisionado em Ci√™ncias Biol√≥gicas II dever√£o ser realizadas no 7¬ļ e 8¬ļ semestre, respectivamente, conforme periodiza√ß√£o recomendada no Projeto Pedag√≥gico do Curso.

Para estar matriculado na Disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I, o aluno deverá ter concluído, com êxito, a carga horária de 1.470 horas de disciplinas obrigatórias e 150 horas de optativas; ter concluído a fase de pré-estágio, referente às aulas teóricas ministradas pela COE РCiências Biológicas; e apresentar a documentação necessária, orientada pela COE РCiências Biológicas, de acordo com o cronograma proposto.

Para estar matriculado na Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II, o aluno deverá ter concluído, com êxito, a carga horária de 2.000 horas de disciplinas obrigatórias, 200 horas de optativas e as atividades formativas; ter concluído a fase de pré-estágio, referente às aulas teóricas ministradas pela COE- Ciências Biológicas; e apresentar a documentação necessária, orientada pela COE- Ciências Biológicas, de acordo com o cronograma proposto.

O aluno do Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Licenciatura, deverá realizar estágio obrigatório com carga horária total de 420 horas, mediante matrícula nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Ciências (210h) e Estágio Supervisionado em Biologia (210h) para fins de integralização curricular.

Para estar matriculado na Disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências, o aluno deverá ter concluído com êxito a carga horária de 1470 horas de disciplinas obrigatórias, 150 horas de optativas; ter concluído a fase de pré-estágio, referente às aulas teóricas ministradas pela COE- Ciências Biológicas; e apresentar a documentação necessária, emitida pela COE- Ciências Biológicas.

Para estar matriculado na Disciplina de Estágio Supervisionado em Biologia, o aluno deverá ter concluído com êxito a carga horária de 2000 horas de disciplinas obrigatórias, 180 horas de optativas; ter concluído a fase de pré-estágio, referente às aulas teóricas ministradas pela COE- Ciências Biológicas; e apresentar a documentação necessária, emitida pela COE- Ciências Biológicas.

Os discentes que estiverem com o curso trancado, não poderão solicitar estágios, em nenhuma das modalidades disponíveis.


Em que momento da graduação um acadêmico pode fazer o Estágio Não-Obrigatório?

Para autorização de estágio não obrigatório pela Coordenação do Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Bacharelado, inicialmente o aluno deverá atender aos seguintes requisitos:

I ‚Äď Estar matriculado com a carga m√≠nima exigida no semestre.

II ‚Äď Ter cursado 100% das disciplinas previstas nos dois primeiros semestres iniciais do curso, com aprova√ß√£o.

III ‚Äď N√£o ter reprova√ß√£o em nenhuma disciplina por falta no semestre imediatamente anterior¬†√† solicita√ß√£o.

A modalidade de estágio não obrigatório realizada por alunos do Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Bacharelado, poderá ser reconhecida como atividade formativa complementar, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso.


Quais são os documentos necessários para a realização dos Estágios?

Para o acadêmico ser matriculado no Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I e Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II, ele deve apresentar para a COE-Ciências Biológicas a documentação exigida pela legislação vigente, que deve ser preenchida eletronicamente no site da PROGRAD, e posteriormente entregue e devidamente assinados e carimbados* pelas partes envolvidas.

Após a realização do Estágio o acadêmico deverá entregar para o professor responsável pela disciplina de estágio um relatório final, devidamente aprovado pelo seu supervisor da parte Concedente do Estágio. A nota e frequência do aluno deverão ser lançadas no sistema pelo orientador.

Para o acadêmico realizar o Estágio Não-Obrigatório ele deve apresentar para a COE-Ciências Biológicas a documentação exigida pela legislação vigente: termo de compromisso e plano de atividades, devidamente assinados pelas partes envolvidas; e histórico escolar atualizado.

*No caso em que o supervisor n√£o apresente carimbo, devem ser inseridos, abaixo da assinatura: nome completo, RG e CPF.


Por que o Acadêmico deve programar com antecedência a realização dos Estágios?

Após a COE-Ciências Biológicas receber do acadêmico dos documentos necessários para a formalização da atividade, esses documentos são encaminhados para a Secretaria da Coordenação do Curso de Ciências Biológicas que abrirá um processo interno. Esses documentos são enviados para a Coordenação Geral de Estágios da Universidade Federal do Paraná (PROGRAD/CGE) para homologação e cadastramento da atividade de Estágio. Apenas após o retorno do processo de Estágio, devidamente assinado pela CGE, o acadêmico poderá realizar as atividades propostas.

Esse tr√Ęmite geralmente demora cerca de tr√™s a quatro semanas, sendo necess√°rio por parte do discente uma programa√ß√£o pr√©via das atividades de Est√°gio.


Cronograma (datas importantes) dos Estágios Obrigatórios

Para os alunos que pretendem realizar Est√°gio Obrigat√≥rio no 2¬į semestre de 2020, haver√° uma reuni√£o no dia 11 de mar√ßo de 2020 (sala a definir), 17:30. Nessa reuni√£o tamb√©m ser√£o discutidos aspectos do est√°gio n√£o-obrigat√≥rio.

Para acessar o cronograma completo das disciplinas de est√°gio, clique AQUI.

Importante salientar que as datas devem ser respeitadas, estando o acadêmico propenso a não efetivação da matrícula ou reprovação na Disciplina caso haja o descumprimento desse cronograma.


Em que lugar o acadêmico pode acessar os documentos corretos e atualizados para a formalização dos Estágios?

Todos os documentos requeridos para matrícula (termo de compromisso e plano de trabalho) para o encerramento da disciplina (relatório final) podem ser acessados no site da PROGRAD.


Em caso de d√ļvida com os Est√°gios, quem o acad√™mico deve contatar?

Qualquer d√ļvida a respeito da realiza√ß√£o dos Est√°gios, entregas de documentos, bem como algum contratempo que possa vir acontecer durante a execu√ß√£o dos Est√°gios devem ser reportados diretamente para os professores respons√°veis das disciplinas, ou para o discente da COE:

РDiscente da COE: acadêmica Anna Carolina Esposito Sanchez (annacarolinasanchez@gmail.com);

РProfessor responsável pelo Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I: Fernando Willyan Trevisan Leivas (fernando.leivas@ufpr.br, 3211-1320).

РProfessor responsável pelo Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II: Márcia Santos de Menezes (marciamenezes@gmail.com / msmenezes@ufpr.br , 3211-8592).

–¬†Professor respons√°vel pelo Est√°gio Supervisionado em Ci√™ncias:¬†Prof.¬†Tiago Venturi (tiago.venturi@ufpr.br, 3211-8562).

–¬†Professor respons√°vel pelo Est√°gio Supervisionado em Biologia:¬†Prof.¬†Tiago Venturi (tiago.venturi@ufpr.br, 3211-8562).

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2022 - Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR