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FORMULÃRIOS

 

FORMULÃRIOS ACADÊMICOS 

Solicitação/Formulário Período de Solicitação Como Solicitar Normas
Certificado Data Prevista   Solicitação no apoioacademico@ufpr.br

1ª opção: emitir no SIGA, na aba Documentos.

2ª opção: O documento deverá ser solicitado através do e-mail institucional do aluno. A solicitação de documentos acadêmicos por alunos egressos (aqueles que concluíram ou interromperam a graduação) deve ser realizada através do e-mail atendimento@ufpr.br.

Certificado de Nível Tec. em Meio Ambiente
Comprovante de Matrícula
Declaração de Matrícula
Declaração de Provável Formando
Declaração de Registro Acadêmico Ativo
Histórico Escolar (com IRA)
Histórico Escolar (Integralização Curricular)
Solicitação/FormulárioPeríodo de SolicitaçãoComo Solicitar
Normas
Adiantamento de ConhecimentoConforme Calendário AcadêmicoSolicitação no SIGAEntende-se por adiantamento de conhecimento a atribuição de nota em disciplina da UFPR em que o aluno comprove domínio de conhecimento de conteúdo através da aprovação em exame, com nota igual ou superior a 50 (RESOLUÇÃO N° 92/13 – CEPE).
Ajuste/Correção de MatrículaConforme Calendário AcadêmicoSolicitação na Coordenação do CursoPoderão ser procedidas correções de matrícula nos seguintes casos:
a) ocorrência de falha técnica no processo de digitação;
b) necessidade de adequação à periodização recomendada para o aluno, a critério dacoordenação do curso, com ciência do aluno;
c) remoção de matrícula em disciplina, por solicitação do aluno, respeitada a carga
horária mínima semanal prevista no respectivo currículo;
d) substituição ou acréscimo de disciplina, por solicitação do aluno, desde que haja concordância da coordenação de curso e sejam respeitados o número de vagas nas turmas solicitadas e as disposições curriculares (RESOLUÇÃO Nº 37/97-CEPE).
Alteração CadastralA qualquer tempoSolicitação no apoioacademico@ufpr.brPara alunos que precisam alterar informações referentes ao cadastro na UFPR. É necessário preencher, imprimir e assinar o formulário, posteriormente enviar a cópia digitalizada por e-mail junto com a cópia digitalizada do documento oficial e, se for o caso, decisão judicial.
Atividades FormativasUma vez por semestre com período estabelecido pela Unidade de Apoio AcadêmicoSolicitação no apoioacademico@ufpr.brPreencher, imprimir e assinar o formulário e enviar a cópia digitalizada por e-mail acompanhado da cópia dos certificados.
Aproveitamento de ConhecimentoConforme Calendário AcadêmicoSolicitação no SIGAPara alunos que reprovaram na disciplina por nota e obtiveram frequência igual ou superior a 75%. Permitido solicitar o exame uma única vez na mesma disciplina. Aluno poderá solicitar no máximo dois exames por período acadêmico (semestre/ano) (RESOLUÇÃO N° 92/13 – CEPE).
Cancelamento de Matrículas em DisciplinasConforme Calendário AcadêmicoSolicitação no SIGA
Não tiver solicitado cancelamento de matrícula na(s) disciplina(s), ou apresentar autorização do Colegiado (RESOLUÇÃO Nº 37/97-CEPE).
Cancelamento de RegistroA qualquer tempoSolicitação no apoioacademico@ufpr.brÉ necessário preencher, imprimir e assinar o formulário, posteriormente enviar a cópia digitalizada via e-mail. Além do requerimento, envie uma cópia de um documento oficial com foto.
Destrancamento de CursoConforme Calendário AcadêmicoSolicitação no SIGA
RESOLUÇÃO Nº 97-A/15 – CEPE e INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 01/16 – PROGRAD
Dispensa de Frequência
Não há abono de faltas. O coordenador do curso, de comum acordo com o(s) professor(es) ministrante(s) da(s) disciplina(s) cursada(s) pelo aluno, poderão dispensar esporadicamente das aulas regulares o aluno participante das atividades dispostas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE. O aluno que participar das atividades descritas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE deve preencher requerimento e, encerrado o evento, de imediato apresentar documento comprobatório de sua participação no mesmo.
Dispensa de Pré-requisitoConforme Calendário AcadêmicoSolicitação no apoioacademico@ufpr.brPreencher, imprimir, assinar, digitalizar o formulário e enviar para o endereço de e-mail da Unidade de Apoio Acadêmico.
Equivalência de DisciplinaConforme Calendário AcadêmicoSolicitação no SIGA
A solicitação de equivalência de disciplinas deverá ser protocolada uma única vez por ocasião do ingresso na UFPR e, quando for o caso, no retorno de intercâmbio. (RESOLUÇÃO N° 92/13 – CEPE).
Exercícios DomiciliaresNo prazo de 5 dias úteis contados do início do impedimentoSolicitação no apoioacademico@ufpr.brApresentar atestado emitido por profissional da área de saúde que comprove enquadramento ao Decreto-Lei nº 1.044/69 (portadores de afecções) ou à Lei nº 6.202/75 (alunas em estado de gravidez) (RESOLUÇÃO Nº 37/97-CEPE, Art. 84 e 85).
Matrícula em Disciplina EletivaConforme Calendário AcadêmicoSolicitação no SIGAPara alunos da UFPR interessados no enriquecimento de sua formação cultural (RESOLUÇÃO Nº 37/97-CEPE).
Matrícula em Disciplina IsoladaConforme Calendário AcadêmicoSolicitação presencial na Unidade de Apoio AcadêmicoNão ser aluno da UFPR. Apresentar formulário, RG, CPF e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Superior.
Modelo de Procuração
Mudança de Habilitação
Conforme Calendário Acadêmico
Solicitação no apoioacademico@ufpr.brPara alunos que desejam a troca de habilitação no curso anterior ao período para o qual entrará em vigor o cadastramento. Aos colegiados dos cursos que possuem mais de uma (01) habilitação, para cujo ingresso não haja discriminação de vagas no processo de seleção e admissão (concurso vestibular), será facultado aceitar para o conjunto dos alunos do curso, mudança de uma para outra habilitação. A mudança de habilitação do aluno, requerida diretamente à coordenação do curso, uma vez deferida pelo respectivo colegiado, deverá ser formalmente comunicada pela coordenação ao NAA, para fins de registro no sistema de controle acadêmico, até o último dia útil do primeiro mês letivo do período para o qual entrará em vigor o cadastramento (RESOLUÇÃO Nº 37/97-CEPE).
Permanência no CursoConforme Calendário AcadêmicoSolicitação no apoioacademico@ufpr.brPara alunos que concluíram o curso de graduação no qual exista mais de uma habilitação e pretendem obter outra habilitação no mesmo curso, cabendo apenas uma colação de grau, a qual deverá ocorrer necessariamente ao término da primeira habilitação (Res. nº 37/97 – CEPE, art.120).
Requerimento GeralConforme o assunto do requerimento.
Segunda ChamadaAté 5 dias úteis a partir da data da realização da avaliaçãoSolicitação no departamentos.palotina@ufpr.brO direito é assegurado ao aluno que comprovar um dos impedimentos descritos no § 1º do art. 106 da Resolução nº 37/97-CEPE.
Termo de OpçãoNa implementação de novo Currículo de CursoSolicitação na Coordenação do CursoFormalização pelos alunos da escolha entre currículos do seu curso.
Trancamento de CursoConforme Calendário AcadêmicoSolicitação no SIGARESOLUÇÃO Nº 97-A/15 – CEPE e INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 01/16 – PROGRAD

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