Setor Palotina

Menu

Acadêmicos da UEMS de Mundo Novo participam de visita técnica à UFPR

Nesta terça-feira (08 de maio), os acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Mundo Novo, realizaram visita técnica à Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina.
Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o campus da Universidade, visitaram diversos laboratórios e realizaram atividade prática de geoprocessamento com o uso de GPS de Navegação, de Estação Total e do GPS Geodésico (GNSS). A atividade é parte complementar das disciplinas de Microbiologia Ambiental e de Geoprocessamento ministradas pelo professor Leandro Marra, Gerente da Unidade de Mundo Novo.
A visita objetivou, ainda oportunizar aos acadêmicos o contato com uma infraestrutura laboratorial e material (equipamentos) além da encontrada na UEMS-Mundo Novo. Também visou conhecer as diferentes linhas de pesquisas desenvolvidas pela UFPR (Palotina) nestas áreas do conhecimento, possibilitando assim, o contato direto com os professores e acadêmicos de outra instituição podendo despertar o interesse dos alunos pela busca de mais conhecimento no desenvolvimento de projetos em parceria e em cursos de Pós-Graduação.
Num primeiro momento, a visita ocorreu nos Laboratórios de Química Geral, de Química Analítica, de Química Orgânica e de Análise Instrumental sob a orientação e acompanhamento do professor, Isac George Rosset. Em seguida foram recebidos pela professora, Luciana Grange, no Laboratório de Biotecnologia de Planta e Solo, onde foram tratados temas relacionados à área de Microbiologia Ambiental e apresentado o Grupo de Pesquisa Fixtec que trabalha na área de fixação biológica de nitrogênio e apresentado o projeto de extensão “Guardiões da Rizosfera”.
Os acadêmicos ainda tiveram a oportunidade conhecer e almoçar no Restaurante Universitário da UFPR.
Na parte da tarde as visitas ocorreram no Laboratório de Informática e Geoprocessamento sob a orientação do Professor Maurício Guy Andrade que em seguida realizou atividades computacionais e práticas de geoprocessamento e topografia com o manuseio dos GPS de Navegação, Estação Total e GPS Geodésico. Durante todas as atividades programadas os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com os professores de cada área que na oportunidade ofereceram estágios aos acadêmicos e parceria em geral com a UEMS.
De acordo com a professor, Leandro Marra, atividades externas sempre contribuem para o crescimento educacional dos acadêmicos. “Esses eventos demandam uma ‘energia’ muito grande até porque nos tiram da zona de conforto da sala de aula, mas é gratificante e motivador tanto para os alunos quanto para nós professores”, finaliza Marra.
A visita técnica contou com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e da Prefeitura Municipal de Mundo Novo.

 

2 3 1

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2022 - Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR