Setor Palotina

Menu

Alunos da Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina foram premiados

Alunos da Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina foram premiados pela Yale Science & Engineering Association

A Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (FECITEC) é um projeto de extensão que vem se destacando, no Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná, desde 2011. A Feira incentiva o conhecimento científico e a criatividade com a elaboração de projetos por alunos de todas as escolas do município de Palotina e cidades vizinhas. Este projeto também visa proporcionar maior integração entre a Universidade e a comunidade Palotinense levando discentes e docentes do Setor até as escolas, bem como a vinda da comunidade à UFPR, uma vez que a realização da Feira ocorre nas dependências do Setor Palotina. A FECITEC, que tem o apoio do CNPq há seis anos, busca a participação ativa dos alunos no seu processo de formação e desenvolvimento da cultura científica dando ênfase na preparação do pequeno cientista, estimulando o desenvolvimento de projetos de pesquisa.

As ações deste projeto de extensão contribuem para um profundo viés educacional, tornando possível a inovação e o desenvolvimento tecnológico no interior do Paraná, ao estimular os jovens estudantes na missão de criar e executar um projeto científico ou tecnológico em suas respectivas escolas. Muitos projetos premiados em Palotina já participaram de Feiras Internacionais como a London International Youth Science Forum (LIYSF, em Londres) e a Youth Science Metting promovida pela Universidade do Algarve em Portugal, explica a Professora Roberta Paulert que atualmente é coordenadora da sexta edição da FECITEC. Como reconhecimento dos melhores projetos apresentados na FECITEC, dois trabalhos são premiados com viagem para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) que ocorre há 13 anos em São Paulo. Esta premiação se torna possível com o apoio da C.Vale – Cooperativa Agroindustrial.

A FEBRACE é a maior feira pré-universitária do Brasil e incentiva a inovação e empreendedorismo de estudantes através da apresentação de mais de 340 projetos com fundamento científico de todas as regiões do país.

Na última sexta-feira, dia 18 de março, o trabalho “Produção de etanol e fertilizantes utilizando restos de alimentos” que recebeu o primeiro lugar do ensino médio na 5ª FECITEC, foi premiado pela Yale Science & Engineering Association com certificado e medalha de destaque na 14ª edição da FEBRACE. O trabalho é dos alunos, do Colégio Cecília Meireles de Palotina, Lucas Cândido Marques, Matheus Henrique Reule; Rafael Benincá e do Professor orientador Fernando Furlan. Com o objetivo de aproximar as escolas das Universidades, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e cria oportunidades de interação entre estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária, para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em ensino, pesquisa, cultura e extensão. A Feira também cria oportunidade para os alunos entrarem em contato com a cultura de estudantes de outros estados, destaca a Professora Roberta Paulert do Setor Palotina da UFPR.

Mais informações: Ramal 1312 ou 44 9914 9353 (Professora Roberta Paulert)   http://www.fecitec.ufpr.br/

1

2


3

4

5

6

7

 

111

Comissão organizadora da 5ª FECITEC que ocorreu no dia 08 de outubro de 2015.

10

9

5ª FECITEC que ocorreu no dia 08 de outubro de 2015 na UFPR Setor Palotina

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2022 - Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR