Setor Palotina

Menu

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE

lOGO CERTO
 

UFPR – SETOR PALOTINA REALIZA “I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE”

Nos dias 25 e 26 de novembro foi realizado o evento de extensão “I Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”. Estiveram presentes alunos das licenciaturas de Ciências Exatas, Computação e Ciências Biológicas e de Medicina Veterinária da UFPR, docentes e servidores técnico administrativos da UFPR, alunos de graduação da UESPAR, professores da rede pública e particular do município e região, profissionais da Escola Rouxinol de Palotina e membros da comunidade em geral.

O evento teve por objetivo proporcionar o debate sobre questões do cotidiano escolar relacionadas à inclusão e educação, igualdade e diferença, na sua complexidade e multidimensionalidade, a fim de contribuir com os diferentes profissionais da educação para que exerçam seu papel de agentes da inclusão sociocultural.

No dia 25, a palestra de abertura foi realizada pela Profª Drª Elisabeth Rossetto – Unioeste/ Cascavel PR, com o tema “A psicologia Histórico-Cultural de Lev S. Vigotski e a educação do aluno com deficiência: Concepção e formas de tratamento”. Neste dia, os participantes foram do evento foram presenteados com apresentações culturais da Escola de Kung-Fu Punhos Unidos de Palotina e do Grupo “Vozes para quem não pode ouvir” composto por alunos e alunas do Curso de Letras – Libras da FASUL/Toledo.

No dia 26 o evento contou com 4 oficinas:

“Recursos tecnológicos visuais para cegos ou pessoas com baixa visão”, tendo como ministrantes os alunos de Licenciatura em Computação/UFPR;

– “Libras: conceito e possibilidades de desenvolvimento da linguagem” que foi ministrada pela Profª. Esp Beatriz Ignatius Nogueira – UFPR e Profª Me. Marília Ignatius Nogueira Carneiro – UEM;

– “Sexualidade: um debate necessário na educação”, proferida pelo Prof. Bruno Barbosa de Souza – Mestrando da UNIOESTE;

– “TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento: Conceitos e possibilidades de intervenção no contexto escolar”, proferida pela Profª Esp. Karianny Aparecida Gerotto del Mouro – UFPR/FASUL

Ainda no sábado, dia 26, foi realizada a premiação do “II Concurso de Fotografia do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas”, durante a qual foram divulgados as três melhores fotografias nas áreas do concurso (ensino, química, física e matemática) e o ganhador do prêmio principal, uma bolsa de estudos de um semestre na escola de idiomas FISK. A grande premiada foi a fotografia da aluna Larissa Aguiar.

O fechamento do evento foi com a palestra “Bullying e cyberbullying no contexto escolar: estratégias de apoio entre iguais como o ponto central da prevenção ao fenômeno”, proferida pela Profª. Drª. Loriane Trombini Frick – UFPR.

No total, foram 59 participantes. Confira as fotos do evento na galeria.


GALERIA DE FOTOS:

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2022 - Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR