Nesta semana foi publicado o livro “Regulação das PolÃticas Educativas e a Intensificação do Controle sobre a Gestão Escolar”, cuja autoria é da professora Dra Raquel Angela Speck, do Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC), da UFPR Setor Palotina.
A obra problematiza a objetivação da intensificação do controle e da regulação sobre a gestão escolar e seus resultados, por meio do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDDE Interativo), e resulta de um projeto de pesquisa iniciado ainda no ano de 2014, que analisou os manuais operacionais do PDDE Interativo de aproximadamente 90 escolas atendidas pelo NRE-Toledo.
Apresentado como uma ferramenta on-line de planejamento da gestão escolar, o programa do Ministério da Educação para a gestão escolar fundamenta-se na perspectiva do gerencialismo, do accountability, da escola eficaz e do autodesenvolvimento e está ancorado nas correntes denominadas “escola eficaz†e “gestão baseada na escolaâ€.
O livro está disponÃvel no site da Appris Editora e o lançamento está previsto para o mês de dezembro, pela REPLAG – Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional.