Manifesto do Conselho Setorial em Defesa da Democracia Universitária

Divulgamos o Manifesto do Conselho Setorial em Defesa da Democracia Universitária, aprovado no Conselho Setorial em 28/09/2020
Manifesto do Conselho Setorial em Defesa da Democracia Universitária

O Setor Palotina da UFPR, por meio do seu Conselho Setorial, manifesta seu total apoio à defesa da Democracia e à autonomia universitária, sobretudo em relação às consultas realizadas para escolha de Reitores de Instituições Federais de Ensino. Ainda que o decreto 1.916/1996 faculte, à Presidência da República, escolher o Reitor entre uma lista tríplice, a opção pela sistemática nomeação de candidatos com baixa densidade nos processos de consulta fere a legitimidade política e representativa que o dirigente deve ter para coordenar instituições tão complexas como as Universidades Públicas.

Diante desse quadro, reiteramos nosso compromisso com a autonomia universitária e a democracia, como pilar da gestão pública, e o respeito à vontade da comunidade de estudantes, técnicos administrativos e docentes que compõem nossas Instituições Federais de Ensino Superior.