O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina foi criado em 1992 e a primeira turma iniciou suas atividades no primeiro semestre de1993.
Durante os primeiros anos o curso era vinculado ao de Curitiba, e com exceção de cinco professores que residiam aqui em Palotina, os demais deslocavam-se da cidade de Curitiba. Foram anos de muita luta para que o curso não fosse fechado, com total apoio da comunidade Palotinense, em especial da Associação Amigos do Campus Palotina.
Vinte e cinco anos se passaram, o curso é totalmente independente do curso de Medicina Veterinária de Curitiba, possui um corpo docente qualificado, infraestrutura que atende à s demandas de aulas teóricas, práticas, projetos de pesquisa e extensão. Nesse perÃodo já se formaram mais de 950 alunos em 25 turmas.
Atualmente o curso é conceito 4 (valores que variam de 1 a 5) pelo ENADE/MEC (2016) e classificado como 9o. Melhor curso de Medicina Veterinária do Brasil, segundo Ranking Universitário Folha (2016).
Essa classificação é reflexo da dedicação de docentes, técnicos administrativos, técnicos de laboratório, discentes e apoio da direção do Setor e demais órgãos superiores.
Parabéns a todos que contribuÃram e têm contribuÃdo para que a Medicina Veterinária – UFPR – Setor Palotina seja uma das melhores do Brasil!