A Direção do Setor Palotina vem novamente lançar nota sobre a Medida Provisória 785, que traz uma Emenda Aditiva, veiculada em diversos meios de comunicação, versando sobre a transformação da Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA) em Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR). No texto da Emenda mencionou-se possibilidade de consulta ao Setor, para se tornar parte desta nova universidade.
Na última nota publicada pela UNILA consta a seguinte fala do Reitor Gustavo Vieira “…o reitor, junto com uma comitiva docente da UNILA, foi a Palotina para dialogar com o atual diretor do Campus da UFPR, Elisandro Pires Frigo, sobre a Emenda Aditiva. Neste encontro, houve entendimento pela inadequação da referida Emenda…†sem o devido debate. Isso deixa claro o apoio do Setor a um amplo debate claro e democrático, onde a comunidade universitária e sociedade possam se posicionar, ademais reiteramos nossa contrariedade a qualquer iniciativa que venha ferir a autonomia universitária, bem como os princÃpios democráticos.
Conforme já divulgamos anteriormente, reiteramos fortemente o respeito à autonomia universitária, à democracia e principalmente à história da UFPR – Setor Palotina. Somos e continuaremos sendo UFPR – SETOR PALOTINA, temos orgulho dos nossos 25 anos de história e sempre defenderemos a autonomia universitária.
Com isso, garantimos que sempre e em qualquer situação que envolva a UFPR e, especialmente o nosso Setor Palotina, será garantido o amplo debate com a comunidade acadêmica e municipal, que são quem nos fizeram existir e atualmente contribuem para sermos reconhecidos quanto à qualidade de nossos cursos e da estrutura deste Campus, na região oeste do Paraná.
Direção do Setor Palotina
Universidade Federal do Paraná.