Setor Palotina

Menu

Setor Palotina e o controle do mosquito Aedes aegypti

O Setor Palotina vem realizando esforços para o controle do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças dengue, chikungunya e zika.

Desde o início do ano de 2015 os funcionários da empresa terceirizada CDN realizam semanalmente mutirão objetivando a eliminação de reservatórios de água parada – potenciais criadouros do mosquito. Tal trabalho, ilustrado no Anexo I deste documento, reduziu energicamente o número de multas aplicadas pelo Programa Nacional de Combate à Dengue. No ano de 2012, a professora Silvia Cristina Osaki, docente do Departamento de Ciências Veterinárias do Setor Palotina, coordenou o projeto de extensão intitulado “Ações de Educação Sanitária Aplicadas à Prevenção e ao Controle da Dengue”. O projeto, cujo relatório encontra-se no Anexo II deste documento, teve como objetivo reduzir a prevalência, a letalidade da dengue e o índice de infestação predial por Aedes aegypti.
Foram desenvolvidas ações educativas, como palestras, vídeos, teatros e fôlderes, que foram apresentados em escolas públicas, creches públicas, empresas, indústrias, centros comunitários e centros de ensino superior.

A professora Silvia Cristina Osaki submeteu recentemente o projeto de extensão intitulado “Controle da População de Aedes aegypti e Prevenção da Dengue, Chikungunya e da temida Zika”, que está em fase de avaliação.

Diante das epidemias de doenças causadas pelo Aedes aegypti, sérios problemas de saúde pública, o Setor Palotina firma compromisso pela extinção de focos nas suas dependências e conscientização da comunidade.

Tags:

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2022 - Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR