Setor Palotina

Menu

Setor Palotina disponibiliza orientações para produção de álcool 80% com fórmula da OMS

Um grupo de professores e técnicos do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) trabalha no combate ao Covid-19. A linha de frente está focada na produção de álcool etílico glicerinado 80 % V/V, com base nas formulações indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para uso como higienizador para mãos. Os procedimentos para produção estão disponíveis no site da Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi (Integra).

Nos últimos dias, o grupo se dedicou a elaborar procedimentos para a produção e controle de qualidade do produto, com os cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança e a eficiência do produto. Os documentos foram elaborados e revisados por profissionais das áreas de Química e Microbiologia, com apreciação da Vigilância Sanitária da cidade, e oferecem uma série de informações e recomendações técnicas para garantir a produção da fórmula indicada pela OMS.

Quatro laboratórios estão envolvidos na iniciativa e as equipes darão suporte para o recebimento, armazenamento de insumos e de produtos, produção, controle de qualidade e análises microbiológicas. O Laboratório de Análise Instrumental e Controle de Qualidade de Biocombustíveis, o Laboratório de Materiais e Energias Renováveis (Labmater), o Laboratório de Inspeção e Controle de Qualidade de Alimentos e Ãgua (Lacoma) e Laboratório de Biotecnologia compõem a força-tarefa.

O grupo realizou testes e a produção do álcool glicerinado 80% deve iniciar na próxima quarta-feira, 25, com insumos químicos e frascos doados inicialmente pela comunidade acadêmica, pelos laboratórios do Setor Palotina, pelas empresas do município e da região e pela população.

Estima-se que podem ser produzidos entre 450 e 600 litros do produto por semana, de acordo com o volume de insumos e recipientes para armazenamento e distribuição disponíveis. De acordo com o professor do Departamento de Engenharias e Exatas da UFPR em Palotina, Rodrigo Sequinel, um dos responsáveis pela iniciativa, o fato de o álcool gel ter virado artigo raro nas farmácias despertou nas pessoas o interesse em produzir o composto em casa. “Hoje as informações circulam muito rápido e alguém, ao ver uma receita na internet, pode tomar iniciativa de maneira precipitadaâ€.

A equipe da UFPR alerta que é necessário prudência para produção do álcool em gel, e destaca as orientações:

1) a produção deve ocorrer em local seguro e com estrutura;

2) os equipamentos e utensílios devem estar higienizados;

3) deve ser realizado teste de qualidade nos insumos necessários para a preparação;

4) deve ser realizado teste de qualidade no produto final;

5) o produto deve ser envasado em frascos adequados;

6) os frascos devem ser etiquetados com todas as informações necessárias;

7) os produtos não podem ser distribuídos para terceiros sem orientação de órgãos competentes;

8) todo produto formulado deve permanecer em quarentena de 72 horas antes de ser utilizado ou distribuído. Isso permite que o peróxido de hidrogênio presente na formulação possa eliminar quaisquer esporos presentes no álcool ou nos recipientes de envase.

Os profissionais de Palotina reforçam: em tempos de fake news, algumas receitas são descabidas e ineficientes, e colocam as pessoas em risco. É preciso garantir que o produto disponibilizado para higienização seja eficaz contra o Coronavírus e que todas as medidas de precaução sejam tomadas para evitar o agravamento da situação.

“Na UFPR no Setor Palotina temos uma equipe de pessoas capacitadas, utilizando toda a estrutura de laboratórios e trabalhando para obter um produto com confiança e credibilidadeâ€, informa Sequinel.

A proposta é destinar uma parcela da produção para uso interno na Universidade e, a maior parte, disponibilizar para a Secretaria Municipal de Saúde do município, para que seja direcionada para onde houver maior necessidade. Além de professores e técnicos, a partir desta semana, alunos de pós-graduação do Setor Palotina também auxiliarão no trabalho.

A lista de insumos e as orientações para doações de frascos para o armazenamento e distribuição do produto podem ser consultadas aqui.

Mais informações no site http://www.prppg.ufpr.br/integra/index.php/home/ufpr-mais-perto/.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

 

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR