Setor Palotina

Menu

UFPR suspende aulas a partir de segunda-feira (16), por conta do Coronavírus

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram suspender as atividades letivas acadêmicas presenciais pelo prazo de 14 dias, a partir desta segunda-feira (16), em razão da pandemia do Coronavírus. A decisão (leia nota) foi tomada em reunião do quadrilátero das universidades de Curitiba, formado ainda pela PUC e pela Universidade Positivo, mas também contou com a adesão de outras instituições de ensino da região.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, lembrou a responsabilidade de estar a frente da instituição, que é um lugar de encontro e de aglomeração. Além disso, destacou a importância dos restaurantes universitários para a vida estudantil e a recomendação de que permaneçam fechados. Também pontuou razões práticas, como a dificuldade de aquisição de materiais preventivos, como álcool em gel, por exemplo, neste momento virtualmente ausentes do mercado. A ideia de suspender as atividades para depois reavaliar também ocorre para que as universidades se preparem com materiais de prevenção e se organizem para o combate à pandemia.

Reitores Luiz Alberto Pilatt (UTFPR); José Pio Martins Universidade Positivo); Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR) e Waldemiro Gremski (PUC). (Fotos: André Filgueira/Sucom)

As recomendações quanto às atividades administrativas da UFPR serão divulgadas em um próximo momento, de forma a manter segurança e qualidade da saúde do servidor docente, técnico administrativo e terceirizado. Inicialmente, a medida foi tomada também para que a instituição se prepare para enfrentar a crise.

Antes da deliberação, as instituições presentes na reunião ouviram as recomendações das secretarias municipal e estadual do Paraná, que compartilharam análises sobre o tema. Apesar do consenso quanto à preocupação da continuidade das atividades letivas, as demais IES irão decidir ao longo da semana sobre uma eventual paralisação, obedecendo seus trâmites institucionais específicos.

A comissão especial formada pela UFPR para atuar durante a pandemia recomendou, por meio de argumentos técnicos, que a administração considerasse na decisão a possibilidade de transmissão comunitária – oficialmente reconhecida somente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso seria um indicativo de que o vírus já circula entre a população.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2022 - Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR