Procedimentos para Estágio Não Obrigatório

E-mail – coordvetpalotina@gmail.com

ORIENTAÇÕES – ESTÃGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO – Alunos da UFPR

A – Solicitação

1 – Realizar contato com a instituição / empresa cedente.

2 – Devido à lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, a empresa cedente tem que suprir o estagiário com bolsa ou contrapartida equivalente (alojamento, alimentação e transporte não contam como contrapartida equivalente).

3 – Encaminhar a carta de solicitação de estágio para a instituição / empresa cedente. O aluno deverá usar o modelo disponibilizado on-line (site da COE) e colher as assinaturas. Esse documento não é obrigatório e deve ser somente utilizado caso o aluno não tenha contatado a empresa previamente sobre o interesse em recebê-lo como estagiário ou caso a empresa necessite formalmente dessa apresentação da instituição de origem.

4 – Após aprovada a solicitação, o discente deverá preencher, junto com o orientador, o termo de compromisso de estágio externo de forma on-line (PROGRAD – COAFE). Após colher todas as assinaturas necessárias, o termo deverá ser enviado à secretaria de apoio acadêmico (apoioacademico@ufpr.br) para abertura do processo e encaminhamento para PROGRAD para deferimento.

5 – O discente só poderá sair para estágio perante despacho de deferimento de estágio emitido pela PROGRAD – COAFE.

B – Durante o estágio um pouco antes de finalizá-lo

1 – Preencher a Ficha de Avaliação de Estágio Não Obrigatório e solicitar a assinatura do supervisor de estagio

C) Após o estágio:

Encaminhar a Ficha de Avaliação de Estágio Não Obrigatório para o apoio acadêmico para emissão de certificado.

Observações:

Atenção especial para os itens: “Seguro contra acidentes pessoais†e “Bolsa auxílio†que deve ser providenciado pela Parte Concedente do estágio.

No Termo de Compromisso de estágio deve-se preencher no máximo 6 horas diárias de atividades e máximo de 30 horas semanais caso o aluno esteje em periodo eletivo. A carga horária poderá ser estendida a 8 horas diárias (40 horas semanais) caso o aluno esteje em periodo de férias.

Obrigatoriamente no Termo de Compromisso de estágio deve-se preencher o Valor da Bolsa Auxílio e o Valor de Auxílio transporte (valor mínimo de R$400,00 “bolsa + transporte).

Seguro – O seguro de vida para estágio curricular não obrigatório NÃO é pago pela UFPR, e deverá ser providenciado pela Parte Concedente do estágio.

Caso a empresa concedente exija o convênio com a UFPR, o aluno deverá preencher o Termo de convênio de estágio, em duas vias.

•   O contato para a solicitação do estagio não obrigatório pode ser realizado de três formas:

РContato direto do acad̻mico com a empresa ou institui̤̣o cedente;
РContato pelo interm̩dio de um docente da institui̤̣o de ensino do acad̻mico;
РAtrav̩s de agentes de integra̤̣o (SIEE);

* Em função das exigências documentais é necessário que o aluno solicite o estágio extra curricular  com antecedência de 15 dias antes do inicio do estágio.

* O estágio só terá validade mediante o cumprimento dessas etapas,