Setor Palotina

Menu

Procedimentos para Estágio Não Obrigatório

Contatos:

Professor representante da COE (Comissão Orientadora de Estágio) da Veterinária – Estágio não obrigatório:

Prof. André Rodrigues Vianna –  e-mail: andre.vianna@ufpr.br / coevetpalotina@ufpr.br

(44) 3211 8568

Coordenação do Curso:

Profª Drª Geane Maciel Pagliosa

E-mail – coordvetpalotina@gmail.com

Estágio Não Obrigatório

O ESTÁGIO TEM FUNDAMENTALMENTE O CARÁTER PEDAGÓGICO a ser respeitado pelas partes conveniadas e pelo aluno, que deseja aprender com a prática. Com a concordância da respectiva Coordenação do Curso.

 –Como proceder para fazer o Estágio  Não Obrigatório:

1° O primeiro passo para a realização do estágio curricular não obrigatório é o contato com a empresa ou instituição cedente, este contato pode ser realizado de três formas:
РContato direto do acad̻mico com a empresa ou institui̤̣o cedente;
РContato pelo interm̩dio de um docente da institui̤̣o de ensino do acad̻mico;
РAtrav̩s de agentes de integra̤̣o (SIEE);

OBS – Devido à lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, a empresa cedente tem que suprir o estagiário com bolsa ou contrapartida equivalente (Alojamento, alimentação e transporte não contam como contrapartida equivalente)

2° Após o contato inicial com a cedente (instituição/Profissional Méd. Veterinário autônomo) o(a) discente deverá solicitar via e-mail institucional a “carta de solicitação de estágio” a COE (Comissão de estágios) ou a Coordenação do curso para avaliação e emissão da carta. (Dados a serem fornecidos para elaboração da carta:

Nome do responsável na cedente:
Local e Cidade do estágio :
Nome completo do(a) discente e GRR
Área do estágio:
Carga horária semanal:
Período do estágio: Início e Término
Nome do orientador(a) na UFPR:

OBS:. A carta será emitida se a cedente (instituição/Profissional Méd. Veterinário autônomo) solicitar.

3° Após recebimento da solicitação de estágio a instituição cedente deverá enviar a COE ou ao acadêmico um termo de aceite do estágio.

OBS – A etapa de solicitação formal do estágio via COE e do aceite pela instituição não é uma etapa obrigatória, mas é exigida por algumas empresas. Para a COE o que interessa é que o estágio esteja realmente aceito pela instituição cedente, o que pode ser confirmado ao aluno solicitante por e-mail ou via contato telefônico. O risco, neste caso, é do aluno não ter um documento confirmando o aceite do estágio pela instituição, não tendo como comprovar na empresa que o estágio tinha sido realmente aceito.

4° Uma vez aceito o estágio, o aluno deverá preencher dois documentos, ou seja, o Termo de Compromisso de Estágio Externo – Documento que confirma o compromisso de estágio entre a Empresa e o estagiário com anuência da UFPR, que deverá ser feito em 1 (uma) única via. “DEVEM SER DIGITADOS E NÃO MANUSCRITOS”. Neste termo de compromisso existe um campo a ser preenchido a respeito do plano de estágio, que deverá ser elaborado em conjunto com o Professor da UFPR que foi escolhido pelo aluno para ser o Orientador de estágio. “DEVE SER DIGITADO E NÃO MANUSCRITO”. O segundo documento é a Ficha-de-Avaliação-de-Estágio-Não-Obrigatório (ficha número 2) que deverá ser preenchida pelo(a) Supervisor(a) de Campo ao final do estágio, posteriormente pelo(a)  Orientador(a) na UFPR e finalmente pela COE.  Atenção especial para os itens: “Seguro contra acidentes pessoais” e “Bolsa auxílio” que deve ser providenciado pela Parte Concedente do estágio.

No Termo de Compromisso de estágio deve-se preencher no máximo 6 horas diárias de atividades e máximo de 30 horas semanais.

Obrigatoriamente no Termo de Compromisso de estágio deve-se preencher o Valor da Bolsa Auxílio e o Valor de Auxílio transporte (valor mínimo de R$400,00 “bolsa + transporte).

5° Seguro – * O seguro de vida para estágio curricular não obrigatório NÃO é pago pela UFPR, e deverá ser providenciado pela Parte Concedente do estágio.

6° Caso a empresa concedente exija o convênio com a UFPR, o aluno deverá preencher o Termo de convênio de estágio, em duas vias.

7° Junte todos os documentos, pegue todas as assinaturas e leve a Coordenação dos Cursos para abertura de processo e envio para a Coordenação Geral de Estágios em Curitiba. Quando o processo retornar, leve para o estágio para pegar as assinaturas da empresa concedente. Antes de retornar do estágio, deixe com a empresa uma via do termo de compromisso e retire para você uma via também. As outras duas ficam no processo, sendo uma arquivada na Coordenação e outra em Curitiba.

— ATENÇÃO !!!! 

Nesse momento de excepcionalidade devido à COVID-19 e home office deve-se preencher o Termo de Compromisso de Estágio (mencionado no item 4º acima), o aluno deve assinar, a parte Concedente deve assinar e após isso enviar este termo digitalizado para o email da Secretaria Acadêmica de Graduação= apoioacademico@ufpr.br. Será aberto um processo SEI referente a este estágio e tanto o Docente Orientador da UFPR bem como a Coordenação do Curso irão assinar eletronicamente este documento.

O processo será enviado para a unidade de estágios em Curitiba para o deferimento ou indeferimento do estágio.

— Como proceder para pedido de prorrogação do estágio:

TERMOS ADITIVOS

*Deverão ser providenciados no prazo de no mínimo 15 dias antes do início da prorrogação e enviar ao apoioacademico@ufpr.br

Termo Aditivo – formulário

–Como proceder após o término do estágio curricular não obrigatório:

1° Ao final do estágio o acadêmico deverá solicitar ao supervisor de campo que ele preencha a ficha de avaliação do estágio.

2° Apresentar um Relatório de Estágio a ser entregue ao orientador na UFPR para avaliação;

3° O Orientador deverá avaliar o relatório e preencher os campos da Ficha de avaliação e encaminhar para o apoioacademico@ufpr.br. Uma vez analisado pela COE, o processo retorna para Curitiba para emissão dos certificados.

* Em função das exigências documentais é necessário que o aluno solicite o estágio extra curricular  com antecedência de 15 dias antes do inicio do estágio.

* O estágio só terá validade mediante o cumprimento dessas etapas,


Formulários necessários:

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2022 - Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR