Programa de Voluntariado Acadêmico – PVA

Programa Voluntariado Acadêmico

O PVA está regulamentado pela Resolução Nº 76/09-CEPE e tem como objetivo oportunizar a participação e a vivência dos alunos de graduação e ensino profissional da UFPR em atividades acadêmicas de natureza educacional e científica que não são enquadradas em outros programas institucionais já existentes (como Monitoria, PET, SAT e estágios remunerados).

Resolucao cepe 76-09 PVA

1- O que é o Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA)?

É um programa que visa oportunizar a participação dos alunos em atividades acadêmicas de natureza educacional e científica, a serem consolidadas como Atividades Formativas, previstas nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e educação profissional.

2- Qual é o objetivo deste programa?

Este programa tem como objetivo a atividade de base eminentemente pedagógica de natureza educacional e científica realizada pelos alunos sob orientação e supervisão dos docentes da UFPR.

3- Quem pode participar deste programa?

Poderão participar do Programa de Voluntariado Acadêmico os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou profissionalizante da UFPR.

4- Como o estudante da UFPR pode aderir a este programa?

A participação do estudante no PVA é regulamentada mediante assinatura de Termo de Adesão, em conformidade com a legislação em vigor.

5- Este programa é remunerado?

Não, as atividades envolvidas neste programa não são remuneradas e não geram vínculo empregatício, nem obrigação trabalhista, previdenciária ou afim, conforme a legislação em vigor.

6- Qual é a duração do programa?

O período de participação do aluno é de até 1 (um) ano e a carga horária das atividades previstas é de até 12 (doze) horas semanais.

7- O programa pode ser prorrogado?

Sim, a duração pode ser prorrogada por no máximo mais 1 (um) ano, mediante assinatura de novo Termo de Adesão.

8- Qual é o horário que o aluno terá destinado à realização do programa?

O aluno poderá utilizar os intervalos em sua grade horária. Entretanto, as atividades desenvolvidas neste programa não poderão em hipótese alguma, coincidir com o horário das disciplinas em que o aluno estiver matriculado.

9- É vetada alguma atividade para os alunos inseridos neste programa?

Sim, o voluntário acadêmico não poderá exercer atividades de exclusiva responsabilidade do professor ou de técnicos administrativos da UFPR, que venham a descaracterizar os objetivos do Programa.

10- O aluno terá cobertura contra acidentes pessoais?

Sim, o aluno voluntário terá direito ao Plano de Seguro Coletivo Contra Acidentes Pessoais.

11- Quais são os formulários que o aluno deverá preencher para se candidatar ao programa?
O aluno junto com seu orientador deverá preencher 2 (dois) formulários o FORMULÃRIOS-PVA-01-e-02.  Após o preenchimento o docente deverá enviar os formulários até a Comissão Organizadora de Estágios (COE), que por sua vez encaminhará os formulários a secretaria do Curso de Medicina Veterinária para que possa então ser aprovado na reunião do Colegiado deste mesmo curso. Após a aprovação o aluno poderá iniciar as atividades contidas em seu plano de atividades.

12- Ao término do PVA como o aluno e seu orientador devem proceder?
Ao término do PVA o aluno deverá entregar ao seu orientador um RELATÓRIO-FINAL-DE-PVA contendo as atividades realizadas durante o programa. O orientador deverá recolher o relatório do aluno e preencher a Ficha_Avaliacao_Estagio_Nao_Obrigatorio. Após o preenchimento, o orientador deverá entregar o relatório e a ficha de avaliação para a COE. Após a verificação dos documentos a COE irá enviar os documentos à secretaria do Curso de Medicina Veterinária e esta por sua vez, os encaminhará para a PROGRAD. Posteriormente a PROGRAD irá encaminhar à secretaria do Curso de Medicina Veterinária os certificados do aluno e do orientador.