TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

Sobre o TCC – Ciências Biológicas

A Comissão de Orientação de Estágios (COE) do Curso de Ciências Biológicas também é responsável pela aprovação de todas as atividades propostas para o cumprimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência curricular na formação acadêmica e profissional do Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Bacharelado e Licenciatura, e consiste no desenvolvimento de trabalho sobre um tema em Ciências Biológicas bem como sua apresentação. O TCC caracteriza-se por se um exercício de pesquisa, criação, construção, avaliação e reflexão.

São considerados Trabalhos de Conclusão de Curso preferencialmente atividades relacionadas com projetos de pesquisa, de extensão, de estudos de caso, revisões bibliográficas e de melhoria de ensino na UFPR voltados para a educação formal ou informal.

O regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso, para modalidade Bacharelado, pode ser acessado AQUI.

O regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso, para modalidade Licenciatura, podem ser acessadas AQUI.

As normas para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, para modalidade Bacharelado e Licenciatura, podem ser acessadas AQUI.

Quais são os documentos necessários para a matrícula no TCC?

Para que o acadêmico seja matriculado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso ele deve entregar à COE o Requerimento de Trabalho de Conclusão de Curso, assinado pelo acadêmico, por seu orientador e seu Chefe do Departamento. Posteriormente, será apreciado no Colegiado do Curso e, sendo aprovado, será efetivada a matrícula.

Outros documentos importantes:

O Protocolo de entrega do TCC para a Banca Examinadora pode ser acessado AQUI.

A Carta Convite para a Defesa pode ser acessada AQUI.

A ficha de avaliação do TCC pode ser acessada AQUI.

A Ata da Defesa do TCC pode ser acessada AQUI.

Por que o Acadêmico deve programar com antecedência a realização do TCC?

A COE-Ciências Biológicas somente pode se posicionar positivamente para a matrícula do acadêmico mediante o recebimento impresso do Projeto referente ao Trabalho de Conclusão de Curso, devidamente assinado. Para o recolhimento das assinaturas é necessário:

1) encaminhar o Projeto para apreciação e aprovação junto ao do Departamento do Orientador. Lembre que as reuniões de Departamento ocorrem geralmente uma vez ao mês;

2) após aprovado e assinado pelo Chefe de Departamento, pelo Acadêmico e seu Orientador, o Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser entregue a COE;

3) a COE encaminhará o Projeto para a apreciação e aprovação no Colegiado do Curso de Ciências Biológicas;

4) o aluno será efetivamente matriculado na Disciplina.

Cuidados ainda devem ser tomado com relação às datas de: entrega de sugestões de Bancas de TCC (a qual deve ser encaminhada para apreciação e aprovação no Colegiado de Ciências Biológicas), entrega do TCC para Banca Examinadora, Defesa do TCC, entrega de nota do TCC, ata de defesa e cópia digital do TCC, e Declaração de encaminhamento do orientador com a ciência que as correções sugeridas pela banca foram realizadas na versão final do TCC.

Cronograma (datas importantes) do TCC

O cronograma proposto pela COE – Ciências Biológicas, válido para o 1° semestre de 2021, para os Trabalhos de Conclusão de Curso pode ser acessado AQUI.

O calendário de defesas de TCC do 1° semestre de 2020 de Ciências Biológicas será divulgado em Junho/2020.

AVISO IMPORTANTE PARA OS ALUNOS DE TCC NO 1º semestre de 2020: a data limite de entrega do Requerimento de TCC aprovado pelo Departamento do Orientador é 07/03/2018.

Importante salientar que as datas devem ser respeitadas, estando o acadêmico propenso a não efetivação da matrícula ou reprovação na Disciplina caso haja o descumprimento desse cronograma.

Regulamento TCC Bacharelado e Licenciatura currículo 2022 – ANEXO IV TCC

Em caso de dúvida com o TCC, quem o acadêmico deve contatar?

Qualquer dúvida a respeito da realização do TCC, entregas de documentos, bem como algum contratempo que possa vir acontecer durante a execução do TCC devem ser reportados diretamente para o professor responsável da disciplina ou para a Coordenação de Curso:

Professor Vagner Gularte Cortez  (vagner.cortez@ufpr.br, 3211-1310).

– Coordenação do Curso de Ciências Biológicas:

Profª Valéria Ghisloti Iared (biopalotina@ufpr.br, 3211-1308) e Profª Lucíola Thais Baldan (biopalotina@ufpr.br, 3211-8536).