TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

Sobre o TCC – Ciências Biológicas

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência curricular na formação acadêmica e profissional do Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Bacharelado e Licenciatura, e consiste no desenvolvimento de trabalho sobre um tema em Ciências Biológicas bem como sua apresentação. O TCC caracteriza-se por se um exercício de pesquisa, criação, construção, avaliação e reflexão.

Para maiores informações acessar o Regulamento TCC Bacharelado e Licenciatura

Cronograma de Atividades e Defesa do TCC 2024-1

Cronograma de Atividades e Defesa do TCC 2024-2 (estará disponível em breve)

Normas para elabora̤̣o do TCC Рacessar Trabalho Acad̻micos (TCC, monografia de gradua̤̣o etc) e fazer o download do template no formato desejado (odt, docx, doc)

Quais são os trâmites necessários do TCC?

1°)  Requerimento de Trabalho de Conclusão de Curso

• o documento deve ser anexado em processo SEI (tutorial), assinado pelo orientador e co-orientador (se houver) e ter a ciência (ou assinatura) do chefe do departamento de lotação do orientador.
  • posteriormente o processo SEI deve ser encaminhado ao Departamento de Biodiversidade aos cuidados do Prof. Edilson Caron (UFPR/R/PL/DBD)

2°) Em data definida no cronograma o orientador deverá comunicar a indicação da banca (através do respectivo processo SEI aberto no 1° passo – tutorial)

3°) O orientador poderá indicar a ficha de avaliação do TCC para os membros da banca – Ficha de avaliação.

4°) Ata da Defesa do TCC pode ser gerada diretamente no SEI (tutorial) ou acessada AQUI

5°) Após a defesa o aluno poderá realizar correções e preparar o documento final para depósito na bliblioteca da UFPR

ATENÇÃO: Para depósito é necessário ficar atento na configuração do arquivo (seguir as Normas da ABNT e constar os elementos obrigatórios para apresentação de Trabalho Acadêmico conforme NBR 14724):

• Capa;
  • Folha de rosto;
  • Termo/Folha/Parecer de aprovação;
  • Resumo na Língua vernácula; Palavras-chave na língua vernácula;
  • Resumo em língua estrangeira; Palavras-chave em língua estrangeira;
  • Sumário;
  • Referências.

Modelo de formatação final do TCC: aqui (seguir rigorosamente esse modelo)

6°) Após a correção o orientador deve anexar o documento final (formato PDF) no respectivo processo SEI aberto no 1° passo (tutorial)

7°) O orientador deve lançar a frequência e nota do respectivo aluno no SIGA

Em caso de dúvida quem o acadêmico deve contatar?

Qualquer dúvida a respeito da realização do TCC, entregas de documentos, bem como algum contratempo que possa vir acontecer durante a execução do TCC devem ser reportados diretamente para o professor responsável da disciplina ou para a Coordenação de Curso:

Prof. Edilson Caron  (caron@ufpr.br).

– Coordenação do Curso de Ciências Biológicas (biopalotina@ufpr.br):

Prof. Vagner G. Cortez (vagner.cortez@ufpr.br) e Profª Carina Kozera (carinakozera@ufpr.br).selecio