Setor Palotina

Menu

Ciências Biológicas – Informações

Informações

Calendário Acadêmico

Horário/ Ensalamento 2025

Manual do Aluno

Coordenação do Curso

Coordenador
Prof. Vagner Gularte Cortez
 
Vice-Coordenador
Prof. Carina Kozera

Centro Acadêmico

O Centro Acadêmico é o órgão de representação discente do Curso de Ciências Biológicas
 
Gestão 2025-2026
 
 
Contato
E-mail: 

 

Colegiado do Curso

O Colegiado de Curso é composto pelo coordenador e vice-coordenador do Curso de Ciências Biológicas, por docentes efetivos responsáveis por disciplinas ministradas no curso de Ciências Biológicas, por representantes técnicos administrativos e representantes discentes. Este órgão é responsável pela coordenação didática, destinado a elaborar e implantar a política de ensino no curso e acompanhar a sua execução.

Departamento de Ciências Veterinárias

Prof. Anderson Luiz de Carvalho (titular)

Profa. Janislene Mach Trentin (suplente)

 

Departamento de Biociências

Prof. Cristiano Andrigheto (titular)

Profa. Cristina Beatriz Aroca Ribeiro (suplente)

 

Departamento de Ciências Agronômicas

Profa. Patricia da Costa Zonetti (titular)

Prof. Juliano Cordeiro (suplente)

 

Departamento de Engenharias e Exatas

Profa. Eliane Hermes (titular)

Profa. Dilcemara Cristina Zenatti (suplente)

 

Departamento de Educação, Ensino e Ciências

Prof. Tiago Venturi (titular)

Prof. Robson Simplício de Sousa (suplente)

Profa. Raquel Angela Speck (titular)

Profa. Luciana Paula Vieira de Castro (suplente)

 

Departamento de Biodiversidade

Prof. Alexandre Leandro Pereira (Titular)

Profa. Mariele Pasuch de Camargo Cremonez (Suplente)

Profa. Lucíola Thais Baldan (Titular)

Profa. Márcia Santos de Menezes (Suplente)

Prof. Edilson Caron (Titular)

Prof. André Martins Vaz dos Santos (Suplente)

 

Representante técnico-administrativo

Thamis Meurer (titular)

Andrey Lucas Cardozo (suplente)

 

Representantes discentes

Titulares:

Isabela Vanzzo Delai

Ana Claudia Rojas de Souza 

Suplentes:

Juliana Silva Freier

Luana Cristine Ricken

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é composto por professores efetivos no curso de Ciências Biológicas pertencentes a diferentes departamentos que atendem o curso.

O  Núcleo Docente Estruturante tem como atribuições, de acordo com as resoluções CEPE 75/09 e 34/11:

I- contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;

II- zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;

III- indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;

IV- zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.

Composição do NDE do curso de Ciências Biológicas (portaria 361/SPA de 24 de maio de 2016)

Presidente: 

Coordenador(a) do Curso – Prof. Vagner Gularte Cortez


Representante do Departamento de Educação, Ensino e Ciências: 

Prof. Tiago Venturi

Profa. Luciana Paula Vieira de Castro


Representantes do Departamento de Biodiversidade

Prof. Alexandre Leandro Pereira

Profa. Márcia Santos de Menezes

Prof. André Martins Vaz dos Santos


Representantes do Departamento de Biociências

Prof. Fabio Rogerio Rosario

Comissão de Estágio (COE)

Sobre a Comissão de Orientação de Estágios (COE) – Ciências Biológicas

Compete à COE:

I- planejar e avaliar as atividades referentes aos estágios (obrigatórios e não-obrigatórios).

II- representar-se junto ao colegiado de curso de Ciências Biológicas.

III- contatar as instituições concedentes de estágio, quando necessário.

IV- manter fluxo de informações relativas ao acompanhamento e desenvolvimento dos estágios em processo, bem como assegurar a socialização de informações junto às coordenações de curso e ao campo de estágio.

Para saber sobre Estágios CLIQUE AQUI.

Responsável pelo Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I

Profa. Valéria Ghisloti Iared

Email: valeria.iared@ufpr.br

 

Responsável pelo Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II

Profa. Mariele Pasuch de Camargo Cremonez Email: marielepasuch@ufpr.br

 

Responsável pelo Estágio da modalidade Licenciatura

Prof. Tiago Venturi

Email: tiago.venturi@ufpr.br

 

Representante discente:

Priscila Pacheco Varolo

Email: priscilavarolo@ufpr.br

Sobre os Estágios – Ciências Biológicas

O estágio é conceituado como elemento curricular de caráter formador e como um ato educativo supervisionado previsto para o Curso de Ciências Biológicas. Nesse sentido, o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas, Modalidades Bacharelado e Licenciatura, do Setor Palotina da UFPR prevê a realização de estágio obrigatório e de estágio não obrigatório, em conformidade com as diretrizes curriculares – Lei Nº 11.788/2008Resolução Nº 70/04-CEPEResolução Nº 46/10-CEPEInstrução Normativa Nº 01/12-CEPE e Instrução Normativa Nº 02/12-CEPE.

O objetivo dos estágios (obrigatório e não-obrigatório) é de viabilizar ao aluno o aprimoramento técnico-científico na formação do Bacharel e do Licenciado em Ciências Biológicas.

Regulamento de Estágio Curricular, modalidade Bacharelado, currículo 2022

Regulamento de Estágio Curricular, modalidade Licenciatura, currículo 2022

Em que momento da graduação um acadêmico pode fazer o Estágio Obrigatório?

O aluno do Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Bacharelado, deverá realizar estágio obrigatório com carga horária total de 360 horas, mediante matrícula nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I (180h) e Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II (180h) para fins de integralização curricular. As disciplinas de Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I e Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II deverão ser realizadas no 7º e 8º semestre, respectivamente, conforme periodização recomendada no Projeto Pedagógico do Curso.

Para estar matriculado na Disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I, o aluno deverá ter concluído, com êxito, a carga horária de 1.470 horas de disciplinas obrigatórias e 150 horas de optativas; ter concluído a fase de pré-estágio, referente às aulas teóricas ministradas pela COE – Ciências Biológicas; e apresentar a documentação necessária, orientada pela COE – Ciências Biológicas, de acordo com o cronograma proposto.

Para estar matriculado na Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II, o aluno deverá ter concluído, com êxito, a carga horária de 2.000 horas de disciplinas obrigatórias, 200 horas de optativas e as atividades formativas; ter concluído a fase de pré-estágio, referente às aulas teóricas ministradas pela COE- Ciências Biológicas; e apresentar a documentação necessária, orientada pela COE- Ciências Biológicas, de acordo com o cronograma proposto.

O aluno do Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Licenciatura, deverá realizar estágio obrigatório com carga horária total de 420 horas, mediante matrícula nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Ciências (210h) e Estágio Supervisionado em Biologia (210h) para fins de integralização curricular.

Para estar matriculado na Disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências, o aluno deverá ter concluído com êxito a carga horária de 1470 horas de disciplinas obrigatórias, 150 horas de optativas; ter concluído a fase de pré-estágio, referente às aulas teóricas ministradas pela COE- Ciências Biológicas; e apresentar a documentação necessária, emitida pela COE- Ciências Biológicas.

Para estar matriculado na Disciplina de Estágio Supervisionado em Biologia, o aluno deverá ter concluído com êxito a carga horária de 2000 horas de disciplinas obrigatórias, 180 horas de optativas; ter concluído a fase de pré-estágio, referente às aulas teóricas ministradas pela COE- Ciências Biológicas; e apresentar a documentação necessária, emitida pela COE- Ciências Biológicas.

Os discentes que estiverem com o curso trancado, não poderão solicitar estágios, em nenhuma das modalidades disponíveis.

Em que momento da graduação um acadêmico pode fazer o Estágio Não-Obrigatório?

Para autorização de estágio não obrigatório pela Coordenação do Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Bacharelado, inicialmente o aluno deverá atender aos seguintes requisitos:

I – Estar matriculado com a carga mínima exigida no semestre.

II – Ter cursado 100% das disciplinas previstas nos dois primeiros semestres iniciais do curso, com aprovação.

III – Não ter reprovação em nenhuma disciplina por falta no semestre imediatamente anterior à solicitação.

A modalidade de estágio não obrigatório realizada por alunos do Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Bacharelado, poderá ser reconhecida como atividade formativa complementar, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso.

Quais são os documentos necessários para a realização dos Estágios?

Para o acadêmico ser matriculado no Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I e Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II, ele deve apresentar para a COE-Ciências Biológicas a documentação exigida pela legislação vigente, que deve ser preenchida eletronicamente no site da PROGRAD, e posteriormente entregue e devidamente assinados e carimbados* pelas partes envolvidas.

Após a realização do Estágio o acadêmico deverá entregar para o professor responsável pela disciplina de estágio um relatório final, devidamente aprovado pelo seu supervisor da parte Concedente do Estágio. A nota e frequência do aluno deverão ser lançadas no sistema pelo orientador.

Para o acadêmico realizar o Estágio Não-Obrigatório ele deve apresentar para a COE-Ciências Biológicas a documentação exigida pela legislação vigente: termo de compromisso e plano de atividades, devidamente assinados pelas partes envolvidas; e histórico escolar atualizado.

*No caso em que o supervisor não apresente carimbo, devem ser inseridos, abaixo da assinatura: nome completo, RG e CPF.

Por que o Acadêmico deve programar com antecedência a realização dos Estágios?

Após a COE-Ciências Biológicas receber do acadêmico dos documentos necessários para a formalização da atividade, esses documentos são encaminhados para a Secretaria da Coordenação do Curso de Ciências Biológicas que abrirá um processo interno. Esses documentos são enviados para a Coordenação Geral de Estágios da Universidade Federal do Paraná (PROGRAD/CGE) para homologação e cadastramento da atividade de Estágio. Apenas após o retorno do processo de Estágio, devidamente assinado pela CGE, o acadêmico poderá realizar as atividades propostas.

Esse trâmite geralmente demora cerca de três a quatro semanas, sendo necessário por parte do discente uma programação prévia das atividades de Estágio.

Em que lugar o acadêmico pode acessar os documentos corretos e atualizados para a formalização dos Estágios?

Todos os documentos requeridos para matrícula (termo de compromisso e plano de trabalho) para o encerramento da disciplina (relatório final) podem ser acessados no site da PROGRAD.

Em caso de dúvida com os Estágios, quem o acadêmico deve contatar?

Qualquer dúvida a respeito da realização dos Estágios, entregas de documentos, bem como algum contratempo que possa vir acontecer durante a execução dos Estágios devem ser reportados diretamente para os professores responsáveis das disciplinas, ou para o discente da COE.

Comissão de Atividades Formativas – AF

Prof. Victor Pereira Zwiener

Email: victor.zwiener@ufpr.br

 

Profa. Valéria Ghisloti Iared

Email: valeria.iared@ufpr.br

Atividades Formativas

Anexo II - Regulamento das Atividades Formativas Complementares

Regulamentação das Atividades Formativas

Informações para Atividades Formativas – currículo 2014

As Atividades Formativas são constituídas de atividades complementares em relação ao eixo fundamental do currículo, objetivando sua flexibilização.

As Atividades Formativas fazem parte da flexibilização dos currículos, devendo estar contempladas nos Projetos Pedagógicos de cada Curso de Graduação e de ensino profissionalizante, visando o enriquecimento da formação acadêmico-profissional dos alunos.

As Atividades Formativas devem contemplar a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, assegurando seu caráter interdisciplinar, em relação às diversas áreas do conhecimento, respeitando no entanto, o Projeto Pedagógico de cada Curso.

As Atividades Formativas são regulamentadas pela Resolução 70/04-CEPE

ORIENTAÇÕES PARA OS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O aluno matriculado no Curso de Ciências Biológicas deverá cumprir 230 horas, na modalidade BACHARELADO, ou 200 horas, na modalidade LICENCIATURA, em ao menos TRÊS grupos de Atividades Formativas.

São consideradas os seguintes grupos de Atividade Formativa:

  • Grupo I – Atividades formativas de ensino;
  • Grupo II – Atividades formativas de pesquisa;
  • Grupo III – Atividades formativas de extensão;
  • Grupo IV – Atividades formativas de estágio;
  • Grupo V – Atividades formativas de monitoria;
  • Grupo VI – Atividades formativas de representação;
  • Grupo VII – Atividades formativas em eventos científicos;
  • Grupo VIII – Atividades formativas de divulgação e produção do conhecimento científico.

A partir do Segundo semestre de 2017, os alunos que assistirem defesas de TCC do Curso de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) poderão somar horas formativas.

Formulário de Validação de Horas Formativas - TCC

COMO PROCEDER

A Comissão Permanente de Acompanhamento das Atividades Formativas (CPAAF) divulgará as datas de entrega dos documentos comprobatórios.

O aluno munido de Formulário de Apresentação e documentos (originais + cópia) deverá comparecer na Secretaria Acadêmica dos Cursos de Graduação e fazer a entrega.

A CPAAF irá analisar os documentos e validar as horas.

Formulário de Apresentação de Atividades Formativas

Programa de Orientação Acadêmica – POA

O que é o Programa de Orientação Acadêmica (POA)?

O Programa de Orientação Acadêmica visa orientar estudantes em sua trajetória acadêmica nos cursos de graduação e de educação profissional, no intuito de identificar preventivamente e criar soluções para a superação de obstáculos ao processo de ensino aprendizagem, reduzindo a retenção e a evasão.

Quais os membros do POA no Curso de Ciências Biológicas?

Qual a atribuição do Programa de Orientação Acadêmica (POA)?

Identificar e acompanhar alunos que apresentem dificuldades em cumprir a grade curricular. Não é atribuição da POA intervir em dificuldades de relacionamentos com colegas e professores ou problemas pessoais.

Regulamento do POA - Bacharelado e Licenciatura currículo 2014

Regulamento do POA - Bacharelado e Licenciatura currículo 2022

Onde encontrar as informações sobre as normas das atividades acadêmicas da universidade?

Resolução 37/97-CEPE trata da atividade acadêmica dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná.

Como faço para efetuar minha matrícula?

Calouros (alunos do 1º semestre) são inscritos automaticamente pelo NAA nas disciplinas da grade do 1º semestre.

A partir do 2º semestre, cada aluno deve efetuar sua matrícula pelo Portal do Aluno na internet: siga.ufpr.br/siga

Verifique antes do prazo começar se seu login e senha estão funcionando e sempre fique atento aos prazos. O aluno deve matricular-se em disciplinas que somem no mínimo 14 horas semanais. Para cursar menos que isso deve encaminhar um pedido por escrito, com justificativa, que será analisado pelo colegiado do curso. O colegiado do curso é formado por docentes, pela secretária do curso e por representação dos alunos.

Como confirmar minha matrícula nas disciplinas?

Os nomes dos alunos regularmente matriculados na disciplina constam do diário de classe que cada docente recebe. Caso você não esteja no diário de classe, vá no mesmo dia à secretaria regularizar sua situação. A partir da 5ª semana quem não tiver seu nome no diário não pode cursar a disciplina nem fazer avaliações, e não terá nota, mesmo que tenha cursado todas as atividades da disciplina.

Exceção: alunos com atestado referente ao artigo 52 da Resolução 37/97-CEPE.

Como há rechamadas de vestibular (só no 1ª semestre), cancelamentos ou alunos de outros cursos matriculados, durante as quatro primeiras semanas de aula nem sempre o diário tem todos os alunos matriculados. Peça que o docente faça chamada pelo diário de classe para saber quem está matriculado. No início do semestre e na quinta semana de aulas a secretaria imprime o comprovante de matrícula de cada aluno. Retire o seu comprovante e confira suas disciplinas, em caso de erro, vá à Secretaria, e não perca o prazo de cancelamento de disciplinas.

Quais as disciplinas recomendadas para o semestre?

Para acessar a periodização recomendada para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, veja a representação gráfica das disciplinas do curso aqui.

O aluno poderá ter no máximo três (03) reprovações pendentes em disciplinas obrigatórias distintas. Caso o aluno tenha quatro (04) ou mais reprovações pendentes em disciplinas obrigatórias distintas, ele deverá matricular-se somente nestas disciplinas.

É possível cancelar matrícula de disciplina?

Segundo o artigo 60 da Resolução 37/97-CEPE, antes de decorrida a metade do período letivo, será permitido o cancelamento de matrícula em disciplinas em que o aluno estiver matriculado. Se o cancelamento implicar carga horária semanal abaixo do limite mínimo fixado pelo currículo, deverá o aluno apresentar autorização expressa da coordenação do curso, não podendo o aluno, em hipótese alguma, zerar sua matrícula em qualquer semestre letivo (V. artigo 119), sob pena de ter o seu registro acadêmico cancelado.

Não será admitido mais de um (01) cancelamento de matrícula na mesma disciplina, exceto por motivo de doença ou força maior, devidamente comprovado e aceito pelo colegiado do curso.

Qual a frequência mínima das disciplinas?

O aluno tem de ter no mínimo 75% de frequência para não reprovar por falta.

Exemplificando, em disciplinas com 15 horas de carga horária (1 hora por semana), serão aceitas 3 faltas (o que equivale a 3 dias). Em disciplinas de 30 horas (2 horas por semana), o máximo são 7 horas de falta, ou seja, se faltar 4 dias (8 horas) reprova por falta. Em disciplinas de 45 horas (3 horas por semana), o máximo são 11 horas de falta, ou seja, se faltar 4 dias (12 horas) reprova por falta. Em disciplinas de 60 horas (4 horas por semana), o máximo são 15 horas de falta, ou seja, se faltar 8 dias (16 horas) reprova por falta.

Mesmo sem presenças suficientes o aluno pode realizar as avaliações parciais, mas não pode prestar exame final. Ou seja, pode ser reprovado por falta e ainda ter uma nota (diferente de zero) na disciplina. Os nomes dos alunos regularmente matriculados na disciplina constam do diário de classe que cada docente recebe. Caso você não esteja no diário de classe, vá no mesmo dia à secretaria regularizar sua situação. A partir da 5ª semana, quem não tiver seu nome no diário não pode cursar a disciplina nem fazer avaliações, e não terá nota, mesmo que tenha cursado todas as atividades da disciplina.

Exceção: alunos com atestado referente ao artigo 52 da Resolução 37/97-CEPE. Como há rechamadas de vestibular (só no 1ª semestre), cancelamentos ou alunos de outros cursos matriculados, durante as quatro primeiras semanas de aula nem sempre o diário tem todos os alunos matriculados. Peça que o docente faça chamada pelo diário de classe para saber quem está matriculado (isso é independente do uso de folhas de assinatura de presença). No início do semestre e na quinta semana de aulas a secretaria imprime o comprovante de matrícula de cada aluno. Retire o seu comprovante na portaria e confira suas disciplinas, em caso de erro, vá à Secretaria, e não perca o prazo de cancelamento de disciplinas.

Existe abono de faltas?

Segundo o artigo 80 da Resolução 37/97-CEPE, não haverá abono de faltas, qualquer que tenha sido a razão da ausência.

Em caso de dúvidas sobre situações específicas, procurar os membros do POA.

Existe a possibilidade de Exercícios Domiciliares?

Alunos portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbitas, determinando distúrbios agudos ou agudizados (Decreto-Lei nº 1044/69) e alunas em estado de gravidez (Lei nº 6202/75), poderão substituir a freqüência às aulas por exercícios domiciliares, sempre que a coordenação do curso, mediante consulta ao departamento se for o caso, entender como compatíveis com o estado de saúde do requerente, com a natureza da disciplina e com as possibilidades da Instituição.

Caso a solicitação seja deferida, o aluno ou seu representante requererá ao coordenador de seu curso, no prazo de até cinco 5 (cinco) dias úteis contados do início do impedimento, o regime especial de exercícios domiciliares, mediante apresentação de atestado emitido por profissional da área de saúde. O aluno deverá procurar os professores para indicações dos exercícios domiciliares, responsabilizando-se pelo cumprimento dos prazos estabelecidos pelo(s) professor(es) da(s) disciplina(s). Nas disciplinas cuja natureza seja incompatível com os exercícios domiciliares, o aluno terá, se necessário, mediante requerimento aprovado pelo colegiado do curso e enviado pela coordenação de curso ao DAA, sua matrícula removida no semestre/ano em que ocorreu a incapacidade, visando salvaguardar o Índice de Rendimento Acumulado (I.R.A.).

Qual a média para passar?

Cada disciplina, (teórica, prática ou teórico-prática) tem sua forma de avaliação explicada pelo docente na primeira aula.

As técnicas de avaliação da disciplina podem se dar de diversas formas: provas escritas (objetivas ou discursivas), seminários, trabalhos práticos com ou sem relatório, etc.

O conjunto de avaliações resulta em uma nota média (ponderada ou aritmética) das avaliações do semestre. Para ser aprovado direto, essa média tem de ser 70 a 100. Se a média for menor que 40, é reprovação por nota. Se a média for de 40 a 69, faz exame. A nota final é a média aritmética da média das avaliações parciais com o exame, e tem de ser no mínimo 50 para aprovação.

Há disciplinas com somente uma nota (como estágios, trabalho de conclusão de curso etc.) e essa nota tem de ser no mínimo 50.

Resumindo:

  1. ) média das avaliações = 70 ou mais/ mínimo de 75% de frequência => aprovado.
  2. ) média das avaliações = 40 a 69/ mínimo de 75% de frequência => faz exame tendo de tirar o que falta para somar 100 pontos.
  3. ) média das avaliações menor que 40 => reprovado (nota final = média) => Não faz exame.
  4. ) média das avaliações = XX mas reprovou por falta => Não faz exame.

Se eu faltar em uma avaliação, posso fazê-la (segunda chamada) em outro dia e horário?

É assegurado o direito à segunda chamada ao aluno que não tenha comparecido à avaliação do rendimento escolar, exceto no exame final.

Considera-se impedimento do aluno para comparecer à avaliação:

a) exercícios ou manobras efetuadas na mesma data em virtude de matrícula no NPOR (Lei nº 4375, de 17.08.64), devidamente comprovadas por atestado da unidade militar;

b) internamento hospitalar devidamente comprovado pelo hospital;

c) doença comprovadamente impeditiva do comparecimento, confirmada por um atestado emitido por profissional da área de saúde;

d) luto pelo falecimento de parentes ou afins em linha reta e de colaterais até o segundo grau, comprovável pelo correspondente atestado de óbito;

e) convocação, com coincidência de horário, para depoimento judicial, policial ou assemelhado, devidamente comprovado;

f) convocação, com coincidência de horário, devidamente comprovada, para eleições em entidades oficiais;

g) viagem propiciada por convênio da UFPR, devidamente comprovada.

h) participação, devidamente comprovada, em atividades como cursos intensivos, simpósios, seminários, congressos, aulas extraordinárias, e outras atividades similares, sempre que houver correlação com o seu curso.

O aluno deverá requerer ao departamento a segunda chamada no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da data da realização da avaliação do rendimento escolar, apresentando a documentação comprobatória correspondente. No caso de viagem, os 5 (cinco) dias úteis para requerimento serão contados a partir do retorno do aluno.

Deferido o requerimento, o docente entrará em contato para agendar a segunda chamada.

Existe segunda chamada do exame final ou uma avaliação de recuperação do exame final?

Não. Caso o aluno falte ou não alcance o mínimo exigido no exame final, ele está reprovado.

O que é aproveitamento de conhecimento?

Terá direito a exames de aproveitamento de conhecimento o aluno que tenha sido reprovado na disciplina, pelo menos uma vez, somente por nota, mas com frequência igual ou superior a 75%.

O aluno poderá solicitar no máximo dois exames de aproveitamento de conhecimento por período acadêmico (semestre/ano). O aluno poderá solicitar uma única vez exame de aproveitamento de conhecimento em uma mesma disciplina.

Os prazos para solicitação, encaminhamento pelas coordenações de curso e realização dos exames pelos departamentos responsáveis pelas disciplinas, serão definidos no calendário acadêmico.

O aluno deverá entrar em contato com o professor responsável pela disciplina para confirmar data, horário e conteúdo. O aluno terá reconhecido o domínio de conhecimento de conteúdo através da aprovação em exame, com nota igual ou superior a 50 (cinquenta).

É possível realizar o trancamento de curso?

Os alunos poderão solicitar trancamento do curso, por um ou dois semestres consecutivos, cabendo ao Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA julgar conforme as justificativas dadas pelos alunos.

Para mais informações, consulte o artigo 61 da Resolução 37/97-CEPE e Resolução  32/01 – CEPE.

O que é I.R.A.(Índice de Rendimento Acumulado)?

É um coeficiente de rendimento cumulativo atribuído ao aluno ao final de cada período letivo, o qual que pode variar de zero (0) a hum (1).

O cálculo do coeficiente de rendimento é o seguinte:

I.R.A.= Somatório (nota x c.h. da disciplina cadastrada no Histórico Escolar do aluno)/ carga horária total cadastrada no Histórico Escolar do aluno

O coeficiente final de rendimento constará do Certificado de Aprovação, com a especificação dos limites mínimo e máximo utilizados pela Instituição. Para o efeito de prêmios, bolsas e outras concessões da UFPR por ocasião da colação de grau, o Departamento de Assuntos Acadêmicos fornecerá a classificação dos alunos, levando em conta seu coeficiente de rendimento durante o curso.

Comissão de Atividade Curricular de Extensão

Membros responsáveis:

Profa. Lucíola Thais Baldan 

Email: baldanlt@ufpr.br

Profa. Valéria Ghisloti Iared 

Email: valeria.iared@ufpr.br

Regulamento de Atividades Curricular de Extensão, modalidade Bacharelado, currículo 2022

Regulamento de Atividades Curricular de Extensão, modalidade Licenciatura, currículo 2022

Coordenação de TCC

Responsável: 

Prof. Edilson Caron

Email: caron@ufpr.br

Sobre o TCC – Ciências Biológicas

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência curricular na formação acadêmica e profissional do Curso de Ciências Biológicas, Modalidade Bacharelado e Licenciatura, e consiste no desenvolvimento de trabalho sobre um tema em Ciências Biológicas bem como sua apresentação. O TCC caracteriza-se por se um exercício de pesquisa, criação, construção, avaliação e reflexão.

Para maiores informações acessar o Regulamento TCC Bacharelado e Licenciatura

Cronograma de Atividades e Defesa do TCC 2025-1

Normas para elaboração do TCC – acessar Trabalho Acadêmicos (TCC, monografia de graduação etc) e fazer o download do template no formato desejado (odt, docx, doc)

 

Quais são os trâmites necessários do TCC?

1°)  Requerimento de Trabalho de Conclusão de Curso (Link aqui)

  • faço o download e edite no seu própio software de edição de texto (word, por exemplo)

  • o orientador deve abrir um processo no SEI e anexar o requerimento (tutorial). O processo deve estar assinado pelo orientador e co-orientador (se houver) e ter a ciência (ou assinatura) do chefe do departamento de lotação do orientador

  • posteriormente o processo SEI deve ser encaminhado ao Departamento de Biodiversidade aos cuidados do Prof. Edilson Caron (UFPR/R/PL/DBD)

2°) Em data definida no cronograma o orientador deverá comunicar a indicação da banca. Isso ocorre através de despacho através do respectivo processo SEI aberto no 1° passo – tutorial)

3°) Para a avaliação do documento de TCC o orientador poderá indicar a ficha de avaliação do TCC para os membros da banca – Ficha de avaliação.

4°) Para o dia de defesa, a Ata da Defesa do TCC pode ser gerada diretamente no SEI (tutorial) ou acessada AQUI

5°) Após a defesa o aluno poderá realizar correções e preparar o documento final para depósito na biblioteca da UFPR

ATENÇÃO: Para depósito é necessário ficar atento na configuração do arquivo (seguir as Normas da ABNT e constar os elementos obrigatórios para apresentação de Trabalho Acadêmico conforme NBR 14724):

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Termo/Folha/Parecer de aprovação;
  • Resumo na Língua vernácula; Palavras-chave na língua vernácula;
  • Resumo em língua estrangeira; Palavras-chave em língua estrangeira;
  • Sumário;
  • Referências.

Modelo de formatação final do TCC: aqui (seguir esse modelo no que tange os itens indicados acima)

6°) Após a correção o orientador deve anexar o documento final (formato PDF) no respectivo processo SEI aberto no 1° passo (tutorial)

7°) O orientador deve lançar a frequência e nota do respectivo aluno no SIGA

Em caso de dúvida quem o acadêmico deve contatar?

Qualquer dúvida a respeito da realização do TCC, entregas de documentos, bem como algum contratempo que possa vir acontecer durante a execução do TCC devem ser reportados diretamente para o professor responsável da disciplina ou para a Coordenação de Curso:

Prof. Edilson Caron  (caron@ufpr.br).

– Coordenação do Curso de Ciências Biológicas (biopalotina@ufpr.br):

Corpo Docente

Em construção!

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85953-128 - Palotina (PR)
Telefone: +55 (41) 98403-6024
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor Palotina
Rua Pioneiro, 2153
CEP: 85950-000 - Palotina (PR)
Fones: +55(44)3211-8500 / 3211-8501
E-mail: setorpalotina@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2025 - Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR