O principal desafio da humanidade neste momento é o de produzir desenvolvimento e bem-estar à s pessoas, preservando recursos para as gerações futuras. Se é necessário minimizar os prejuÃzos ambientais já causados pela exploração do meio-ambiente, como escassez de água, perda e deterioração do solo, por exemplo, há que pensar sempre no desenvolvimento de forma a atender à demanda de crescimento populacional.
O modelo de desenvolvimento predominante na economia brasileira, dissociado com as questões relacionadas ao meio ambiente é um modelo à gradual extinção. Neste modelo que leva em consideração apenas os benefÃcios econômicos momentâneos gerados por determinada atividade, desconsidera os impactos causados ao ambiente e seus reflexos à população em geral. Só para se ter um exemplo, dados da ONU apontam que cada dólar empregado em saneamento básico representa quatro dólares economizados na área da saúde.
Nesta óptica, a sociedade requer cada vez mais medidas que viabilizem o crescimento econômico associado ao desenvolvimento social e da qualidade de vida. Esta transformação da sociedade implica em mudanças no modo de produção, transformação, distribuição e gestão dos recursos naturais. Para isso é importante a formação de profissionais capazes de compreender os diversos aspectos envolvidos na questão, que conheçam profundamente a teoria na área das Ciências Biológicas mas que conheçam e saibam operar com ferramentas de gestão de recursos naturais. Sua atuação é fundamental na elaboração e execução de projetos em gestão da biodiversidade, avaliação e gestão de impactos ambientais, recuperação de áreas degradadas, realizar perÃcias, emitir laudos técnicos, formular e elaborar estudos, projetos ou pesquisas, além de orientar, redigir, assessorar e prestar consultoria, em vários setores da biologia.
A região de Palotina tem se destacado regionalmente por sua aptidão ao agronegócio cuja economia está em desenvolvimento e em franca expansão. Um profissional apto a empregar as melhores técnicas de desenvolvimento sustentável poderá orientar este crescimento para modelo mais estável.
No currÃculo do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) a formação do acadêmico é feita por disciplinas obrigatórias, optativas estágio curricular e atividades formativas.
As Disciplinas Obrigatórias estão divididas em núcleo básico responsável pela formação básica e fundamental para a atuação como biólogo e o núcleo especÃfico que engloba disciplinas mais focadas na preparação do profissional para compreender e atuar na área de gestão ambiental. São ao todo 52 disciplinas o que perfaz uma média inferior a 6 disciplinas por semestre.
As Disciplinas Optativas têm o papel de possibilitar ao acadêmico a busca de uma maior especialização na formação em alguma área de seu maior interesse. Das disciplinas optativas oferecidas o acadêmico irá escolher aproximadamente 30%.
O Estágio Curricular deverá ser feito em 300 horas, toda elas num mesmo semestre ou em dois semestres consecutivos, sempre no final do curso. Neste estágio o acadêmico deverá aplicar seus conhecimentos adquiridos e elaborar ao final do estágio uma monografia que será apresentada e defendida.
Parte importante da formação do profissional é a Atividade Formativa que deve ser feita ao longo do curso. Dentre as possÃveis atividades formativas estão estágios, iniciação cientÃfica, monitorias, participação de congressos técnico-cientÃficos entre outras.
Desta forma acreditamos poder colocar no mercado de trabalho um profissional atual e com grande potencial de crescimento. Sua formação especializada (gestão) calcada sobre formação básica sólida permitirá que este profissional avalie e tome as decisões com base no conhecimento técnico-cientÃfico para a escolha das melhores alternativas ou ferramentas de gestão.
O curso oferece a modalidade Bacharelado, que forma um profissional apto a atuar em pesquisa, projetos, análises, perÃcias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outros serviços nas áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia; e Licenciatura, formando um profissional apto para atuar na docência de Ciências e Biologia no ensino fundamental, médio e superior, e em atividades correlatas à docência relativas ao ensino formal e informal de Licenciatura Plena. A escolha pela modalidade Bacharelado ou Licenciatura, ou até mesmo ambas, é feita durante o curso
Duração: 4 anos
Turno: Integral
Vagas: 60 vagas – entrada anual no primeiro semestre do ano
Local: Setor Palotina – Rua Pioneiro, 2153
Avaliações do MEC:
Coordenador – Prof Vagner Gularte Cortez
Vice-coordenadora – Prof.ª Carina Kozera
E-mail: biopalotina@ufpr.br
Atendimento aos estudantes e docentes do curso, preferencialmente, através da Plataforma Teams – UFPR, biopalotina@ufpr.br
Secretaria acadêmica: atendimento presencial de segunda a sexta-feira (perÃodo letivo) das 8:00 à s 12:00 horas, 13:30 à s 17:00 e 18:30 à s 21:30 no Bloco Didático 5 (segundo piso), ou pelo e-mail: apoioacademico@ufpr.br
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Em 2019, a Coordenação do Curso de Ciências Biológicas – Palotina fez uma pesquisa com os egressos do curso. Dos 152 egressos, 76 responderam. Confira AQUI o relatório.